fbpx
Telefone :
(31) 9 9450 7274
Redes Sociais:

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

A cirurgia bariátrica é um procedimento de grande porte e pode ser mais ou menos invasiva, dependendo do procedimento utilizado. A recuperação demanda dedicação e paciência.

Após a liberação, já no quarto, o paciente deverá iniciar os exercícios de caminhada que vão melhorar significativamente suas condições respiratórias e sua dor.

O paciente deverá seguir as orientações de sua equipe médica sobre a evolução da alimentação, das atividades físicas e o uso de complementos vitamínicos.

Exercite-se: Não se deve sair da mesa cirúrgica e logo em seguida matricular-se em uma academia. Mas é necessário exercitar-se. É recomendado pelo menos 30 min de exercícios leves, como caminhada, mesmo durante a recuperação da cirurgia bariátrica. Isso ajudará a prevenir a ocorrência de trombose e de uma prostração, situações comuns depois de um procedimento cirúrgico.

Dieta: A dieta de recuperação após a cirurgia bariátrica é restritiva e incômoda, mas necessária. Ela foi desenvolvida para adequar-se às necessidades pós-operatórias. Não seguir a dieta poderá provocar desde desconforto até deficiências nutricionais.

Seguir corretamente as orientações dos médicos e nutricionistas é fundamental para a segurança da cirurgia (evitando as fístulas). As fases de alimentação líquida, pastosa, semi-sólida e sólida deverão ser respeitadas de acordo com o protocolo estabelecido pela equipe.

Após a liberação da alimentação, pequenos cuidados deverão ser tomados, tais como a restrição de ingestão de bebidas durante as refeições, pois o líquido vai competir com a comida e o cérebro receberá a informação de que está saciado. Com isso, a nutrição não será feita de forma correta.

A probabilidade de complicações decorrentes da cirurgia bariátrica é muito baixa, quase semelhante a de uma cirurgia para retirada da vesícula ou de uma cesariana. Quando acontecem, os motivos mais comuns são sangramento, tromboses, obstrução intestinal e fístula.

É importante discutir com seu cirurgião e se prevenir.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o paciente deve realizar exames laboratoriais periódicos no pós-operatório, conforme o tipo de cirurgia e as rotinas estabelecidas pela equipe responsável.

Qualquer alteração do seu estado, como uma dor prolongada, febre ou falta de ar, deverá ser comunicada imediatamente ao seu médico.

0